segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Professores ou Vilões?

O Jornal Hoje, da Rede Globo apresentou matéria onde seu entrevistado, Sr. Naércio Menezes Filho, afirmou sem o menor constrangimento que: Uma das propostas para melhorar a qualidade do ensino público é vincular o salário dos professores ao aproveitamento dos alunos Disse ainda acreditar que com essa arbitrariedade "O professor vai se esforçar mais e o ensino como um todo dentro da escola vai melhorar".

Quem é esse senhor? A qual Instituição de Pesquisa ele pertence? Quem encomendou a pesquisa? Qual é o interesse por traz dessa pesquisa? Que experiência tem em sala de aula? E quantas vezes lidou com uma sala de 40 crianças, oriundas de todas as classes sociais, com crenças diferentes, condutas diversas e de vários tipos de famílias, quando as têm? É muito fácil para quem não vive o dia-a-dia de um colégio público apontar o dedo para o professor e culpá-lo de todas as mazelas que a Educação tem enfrentado, não por culpa dos professores, e sim, pela forma como vem sendo tratada nos últimos governos. Quem são os senhores que participam de um seminário não identificado pela reportagem e do qual nenhum colega, tenho certeza, tem conhecimento?

É interessante observar que ninguém fala do desrespeito em sala de aula, da falta de educação reinante, da falta de estudo, do não acompanhamento dos estudos por parte dos responsáveis, que também não comparecem, em sua grande maioria, nas convocações da escola para saber de seus desempenhos e que compram rapidamente MP5, celulares de última geração e toda parafernália tecnológica disponível, mas nunca um livro e, por último, o mais importante, a falta de interesse em aprender, talvez por não acreditarem que terão chance num país que em pleno século XXI não consegue se livrar da politicagem e da corrupção. Já imaginou se o salário dos políticos fosse atrelado aos seus desempenhos?


Um comentário:

RABISCOS DIGITAIS disse...

adorei! ... se o salário dos políticos fossem ... ao seus desempenhos!!!! demais, fia!!!!
te adoro!
vc já foi no ser cidadão? se foi o que achou? deixe comentário e crítica! bjssssss